top of page

Por Que os Brasileiros Gostam Tanto de Arroz?

Updated: Dec 13, 2022

Extremamente amado pelos brasileiros, o arroz é um alimento originário do sudeste asiático e as suas mais antigas referências são datadas há mais de cinco mil anos. Por que nós gostamos tanto desse alimento? A Albaruska separou algumas informações importantes e curiosas que podem ajudar.


Origem Histórica

A primeira referência ao cultivo do cereal em terras brasileiras data de meados do século XVI. Acredita-se que ele foi introduzido aos índios pelos povos portugueses ocupando várias áreas no Maranhão (1745), em Pernambuco (1750) e na Bahia (1857).


Por outro lado, chamado de “comanda”, o feijão já era produzido e consumido com farinha pelos indígenas antes da chegada dos portugueses no nosso país. De acordo com o livro “Histórias, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia”, de Roberta Malta Saldanha, após o processo de colonização, a refeição foi agregada ao cardápio dos soldados por determinação do rei D. João VI e acabou virando a mistura deliciosa que conhecemos (e somos apaixonados).


A combinação deu certo

Além de fazer parte da nossa tradição, é super saudável. O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, pois o seu consumo diário também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, mau funcionamento do intestino, entre muitas outras doenças.


Outro ponto importante a ser lembrado é a facilidade em misturar o arroz com inúmeros outros alimentos. Essas possibilidades são muito importantes para boa parte das pessoas, principalmente quem possui uma renda mais baixa. Para ocupar o lugar de destaque que possui atualmente, o cereal precisou passar por um processo de adaptação nas casas dos brasileiros que durou muitos anos.

Qual é a sua combinação com arroz preferida? Acesse o nosso perfil no Instagram e conte para a gente em nossos comentários. Nós vamos amar saber!


ความคิดเห็น


ปิดการแสดงความคิดเห็น
bottom of page