top of page

De onde surgiu o termo “Arroz de Festa”?

É inegável que todos nós já escutamos ou, até mesmo, usamos o termo “Arroz de Festa” em algum momento da nossa vida. Entretanto, será que você já tirou um tempo e parou para pensar de onde surgiu essa expressão?


A Origem de Tudo

Para descobrirmos a origem de toda essa referência plural, nós vamos começar esse blogpost falando de comida e uma receita bastante conhecida (e amada) pelos brasileiros: o Arroz Doce.


Inclusive, se você é apaixonado por sobremesas feitas com arroz, pode acessar o nosso perfil no Instagram clicando aqui e conferir diversas opções de receitas deliciosas.


Elaborada e difundida pelos árabes, essa deliciosa iguaria feita com ovos, açúcar, leite e, obviamente, arroz, acabou sendo muito bem recebida pelos portugueses e suas famílias, principalmente, as mais ricas e tradicionais do país.


Como era um privilégio de pessoas com uma alta condição financeira e classe social, o quitute passou a ser quase obrigatório em eventos da alta sociedade e ficou conhecido como Arroz de Festa. Além de ter uma enorme receptividade nesses eventos, toda essa fama repentina aconteceu pelo fato dele ser um prato extremamente diferente do arroz que todos estavam acostumados a consumir.


Resistindo ao Teste do Tempo

Com o passar do tempo, a sua enorme recorrência passou também a determinar a fama de quem sempre frequentava esses eventos.


Quando o doce chegou ao Brasil, trazido pelos portugueses, acabou recebendo outro nome, mas a associação do termo continuou a mesma: uma pessoa que não perde nenhuma festa.


Outra hipótese para explicar o surgimento da famosa gíria deve-se ao fato da antiga tradição de jogar grãos de arroz nos noivos após o final de um determinado casamento.


E aí? Você também é um Arroz de Festa? A gente precisa confessar que adora uma festinha, principalmente, se o Arroz Albaruska fizer parte do cardápio dela!


78 views0 comments

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page