top of page

Outubro Rosa Albaruska

Updated: Oct 11, 2023

Outubro Rosa é um momento importante para lembrarmos da saúde das mulheres e da importância da detecção precoce do câncer de mama. Mas, além desse mês, cuidar da sua saúde é um compromisso que deve ser mantido o ano todo.


Para as mulheres, especialmente aquelas entre 18 e 69 anos, fazer o autoexame mensalmente é uma prática fundamental. Para tornar essa rotina ainda mais eficaz, escolha um dia fixo do mês se estiver na menopausa ou se o seu ciclo menstrual for irregular. Se o ciclo for regular, faça o autoexame de 2 a 3 dias após o fim da menstruação, quando seu corpo estiver menos inchado.


Além disso, a mamografia é um exame recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, mas é essencial consultar seu médico para discutir a periodicidade ideal para o seu caso. A prevenção e a detecção precoce são as melhores aliadas na luta contra o câncer de mama


Câncer de Mama: o que é?

É o tipo de câncer que acomete mulheres no mundo todo. É uma doença rara em mulheres jovens. A sua incidência aumenta com a idade e a maioria dos casos acontece a partir dos 50 anos. Não há uma causa única para o câncer de mama. Existem diversos fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer:


  • Hormonais: menarca antes de 12 anos; menopausa após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos.

  • Comportamentais/ambientais: obesidade e sobrepeso, após a menopausa; exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-x, tomografia computadorizada, mamografia, etc.); consumo de bebida alcoólica

  • Hereditário/Genético: alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2; histórico familiar de câncer de ovário e/ou de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.


A prevenção do câncer de mama está ligada diretamente com o controle dos fatores de risco, bem como a prática e comportamentos protetores e preventivos. Os fatores genéticos, hereditários e ligados ao ciclo reprodutivo da mulher não são modificáveis. Mas fatores como consumo excessivo de álcool, falta de atividade física e excesso de peso são completamente possíveis de mudança.


Sintomas Iniciais

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais por meio de alguns sintomas:


  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

  • Alterações no bico do peito (mamilo);

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos;

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos.


O autoexame deve ser feito mensalmente por todas as mulheres acima dos 18 anos até 69 anos, pois nesse período é que a mulher está mais suscetível ao câncer de mama.


Antes de realizar o autoexame, é necessário entender dois pontos: caso esteja na menopausa ou seu ciclo menstrual seja irregular, o ideal é escolher um dia fixo do mês para repetir o exame. Se o seu ciclo acontece normalmente, o ideal é fazer o exame na semana seguinte após o fim da menstruação, pois seu corpo estará menos inchado.


Autoexame: como fazer

Segundo o INCA, o câncer é, na maioria das vezes, descoberto pelas mulheres de forma casual, detectado muitas vezes essas anormalidades pelo autoexame. E, apesar de parecer fácil, há ainda muitas mulheres que não sabem fazer esse autoexame e nós vamos ensinar, de maneira clara e didática, como você deve fazer. Assista abaixo o vídeo de uma Oncologistas mostrando o passo a passo.


OUTUBRO ROSA: Oncologista ensina o modo correto de fazer o autoexame da mama. Assista


Antes de mais nada, você precisa escolher um local seguro e que você possa ficar a vontade para a realização do autoexame. Muitas mulheres optam por fazê-lo na hora do banho, no momento da troca de roupa ou em alguma situação do cotidiano onde você esteja confortável, pois observar os seios é o primeiro passo.


No dia do autoexame você deve ficar sem camiseta e sem sutiã em frente ao espelho e analisar a aparência dos seios com as mãos ao lado do corpo. Verifique se ele está com coloração ou manchas diferentes, tamanhos anormais, aspecto diferente na pele que lembra casca de laranja ou se está avermelhado.


Feito isso, é hora de apalpar os seios. Coloque a sua mão direita atrás da nuca e, com a mão esquerda, faça movimentos circulares com uma pressão moderada na mama esquerda. Faça movimentos de baixo pra cima até chegarem na axila. Depois, é só inverter e fazer o autoexame na mama direita.


Faça o seu autoexame com muita calma, pois se trata da sua saúde, e qualquer anormalidade observada, procure imediatamente um mastologista. Além disso, não deixe de consultar o seu médico regularmente e fazer os seus exames de rotina, afinal de contas, o câncer de mama não se manifesta só em outubro.


66 views0 comments

Comments


bottom of page