O Que é o Arroz Parboilizado?


Pouco conhecido e utilizado, o arroz parboilizado passa por um processo diferente do comum que o deixa ainda mais nutritivo e fácil de ser preparado.

A Albaruska preparou um conteúdo exclusivo com informações e dicas super importantes para quem quer aprender um pouco sobre esse tipo de grão.


Processo

O processo de parboilização, diferente do que muitas pessoas acreditam, não envolve nenhum tipo de produtos químicos.

O grão de arroz é submetido a um processo que precisa somente de água e calor, ficando bem mais saudável do que o arroz branco que estamos acostumados a comer.

No Brasil, o processo é feito de forma industrial. Porém, em outros países como a Índia e outras regiões asiáticas, por exemplo, ele é totalmente artesanal e segue uma tradição que existe há centenas de anos.


Preparo

Assim como qualquer outro tipo de arroz, o parboilizado pode ser feito de diversas formas: fervido na água, refogado, no microondas, na panela elétrica… O mais importante é pensar em receitas diferentes e criativas que destaquem o seu sabor.


Vantagens

Se comparado com outros tipos, o arroz parboilizado impacta menos o nível de glicose no sangue, além de ser mais rico em fibras do que o branco.

Outra vantagem importante é o seu tempo de duração nas prateleiras de casa ou supermercados. Ele é mais resistente e o seu prazo de validade é bem maior do que os outros tipos de grãos de arroz.

Em comparação com o arroz integral, no entanto, o arroz parboilizado perde nos termos nutricionais, pois a sua casca é retirada depois da parboilização.


Curiosidade

Mesmo sem o seu processo ser feito com produtos químicos, o arroz parboilizado não precisa ser lavado antes do consumo (apenas se você julgar necessário). Todas as impurezas dos grãos são retiradas durante o processo.

7 views0 comments